Chega a me dar uma certa angústia quando vejo um “designer” falar logomarca, no caso de um cliente tudo bem… Ainda há aqueles que defendem  com uma certeza absurda que ambos signifiquem a mesma coisa. Em parte sim, falar ‘problema’ e ‘pobrema’ significam a mesma coisa, mas sabemos que o correto é ‘problema’. O problema aqui, no caso, é quanto ao sentido etimológico de logotipo e logomarca. Não vou me extender quanto ao assunto, já li vários absurdos, inclusive vindo de profissionais dentro de uma universidade.

Recentemente li uma discursão em um fórum, o qual não pretendo citar, que dizia o seguinte:

Fulano: “Basicamente, logomarca é quando se cria uma marca, um símbolo. Não importa se para empresa ou indivíduo. Se você puxar pela memória, vai lembrar que o cantor Prince numa determinada época deixou de se chamar Prince. Virou um símbolo, uma logomarca.

Logotipo, embora tenha a mesma função de identificação que a logomarca, é a representação da logomarca apenas em tipologia. É um símbolo, no fim das contas, mas só com letras. Coca-Cola é um logotipo. Shell, o da concha, é uma logomarca. Fácil entender. Isso, contudo, é besteira. No dia-a-dia, poucos entendem assim ou se preocupam com isso. Inclusive, se estabeleceu por forças ocultas do trabalho que logotipo é o nome da empresa, um produto ou uma marca, que se identifica graficamente por um determinado tipo de letra ou grafismo. No dia-a-dia, dificilmente se fala em logomarca. O atendimento ou o cliente pedem para a agência criar um logotipo. Não diferença para eles a definição. Nem pra você. Ao criar uma logomarca ou logotipo você precisa ter outras preocupações.

Fonte: Direção de Arte em Propaganda – Newton César”

Beltrano: “Eu sou da escola do Newton César. Quando me formei em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, era assim que a gente distinguia logomarca de logotipo.”


O fato

Sentido etimológico do termo LOGOMARCA
Logo vem do grego Lógos. Significa palavra, uma narração ou pronunciamento, verbo, conceito, idéia. Mas não palavra como esta é falada ou escrita, mas o significado dela, ou seja o conceito. Reforço ainda o conceito de Logos dizendo que o termo “palavra” puro e simples no grego é Lexi.

Marca vem do germânico Marka. Quando traduzimos do germânico, ou mesmo do português ou inglês para o latim temos o termo Signum, que traduz-se claramente para significado. E mesmo no português, e no uso moderno da palavra marca significa tudo aquilo que uma empresa representa. Sendo assim, logomarca é um termo redundante: significado do significado. Assim vemos porque não podemos utilizar este termo para falar sobre um Logotipo.

LOGOTIPO, um possível padrão
Esta palavra é formada pela união dos termos “Logo” e “Tipo”. “Logo”, como já foi explicado, significa o conceito, idéia ou significado de uma palavra.

Tipo, do grego týpos. Em inglês traduzimos para type, que para o português significa tipo, gênero; figura; sinal, símbolo; modelo, amostra, maquete. Tipo neste caso significa um sinal ou símbolo, uma figura, um desenho.

Sendo assim logotipo é: o símbolo visível de um conceito. Este termo é perfeito para o que ele significa pois é justamente o que fazemos. Temos uma empresa cliente que nos dá um conceito (logo) a trabalhar, e nós somos incumbidos a fazer um símbolo gráfico (tipo) para este conceito. Este tipo pode ser somente um desenho, sem nenhuma letra para se ler, ou somente as letras do nome da empresa mas desenhadas de forma que mostrem o conceito. Ou pode ser um desenho e o nome da empresa, juntos, mostrando o símbolo gráfico de um conceito ou logotipo.

Fonte: Tudibao.com.br

Anúncios